Desenvolvimento, Eventos

Exposição: ArteGame Brasil

AG-BR

Entre nos dias  1 a 10 de junho esteve em exposição no departamento de artes dano Departamento de Artes (Deart) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) a mostra de painéis ArteGame Brasil, com a temática arte por trás dos jogos brasileiros e o seu processo de criação. Nela artes criadas para dois jogos nacionais o Chroma Squad e o My Night Job, exemplificam para o público os processo por trás das etapas de desenvolvimento da identidade visual e game design destes produtos estarem prontos.

O responsável pela curadoria é o Prof. Dr. Roger Tavares, que tem longa tradição na realização de eventos voltados à expressão artística e cultural dos games e cunhou a expressão Game Cultura, que deu nome ao site de conteúdos acadêmicos sobre o tema e converteu-se em projetos socioculturais em instituições como Sesc São Paulo, Senac e PUC-SP, entre outras.

“O jogo não nasce pronto. Ele passa por diversas etapas até chegar ao seu computador ou videogame. Infelizmente, essas etapas todas, apesar de muito interessantes, não chegam ao público, e são perdidas, ou mesmo, descartadas.” explica Roger Tavares, professor e pesquisador na linguagem dos jogos digitais.

“A obra de arte não está na obra em si, mas na experiência do sujeito com a obra, seja ele o artista/desenvolvedor ou seu fruidor/jogador, como podemos propor partindo do pensamento de Gadamer”, informa o texto de abertura da exposição, assinado pela Profa. Dra. Arlete Petry.

[zee_container class=”orange” id=””]

UM POUCO SOBRE OS GAMES EXPOSTOS

[/zee_container]

[zee_divider size=”divider-default”]

Chroma Squad

Chroma Squad e um game inspirado na série do Power Rangers e outros grupos de Super Sentais e conta a história de dublês de filmes asiáticos que resolvem ser heróis numa nova produção. Filmar as cenas desse novo programa de TV, criar fantasias com massinha de modelar e fita crepe, combater monstros e tentar ganhar algum dinheiro e fãs são algumas das tarefas do trabalho.

my night job

O My Night Job, e um game de ação inspirado em filmes de horror dos anos 80. Ele foi lançado neste ano e o objetivo do jogador é defender uma mansão de hordas de monstros. A casa tem vários ambientes, e é preciso ficar circulando entre todos eles para impedir que os inimigos dominem o lugar. Itens inusitados, como guarda-chuvas, são usados para lutar contra zumbis e outros tipos de adversários.

[zee_container class=”green-sea” id=””]

PAINÉIS EXPOSTOS NA UFRN

[/zee_container]

ArteGame Brasil (2) ArteGame Brasil (3)ArteGame Brasil (7) ArteGame Brasil (5) ArteGame Brasil (9)ArteGame Brasil (10) ArteGame Brasil (13) ArteGame Brasil (14) ArteGame Brasil (15)ArteGame Brasil (16) ArteGame Brasil (17) ArteGame Brasil (18)ArteGame Brasil (24)ArteGame Brasil (25)ArteGame Brasil (26)ArteGame Brasil (27)ArteGame Brasil (28) ArteGame Brasil (29)ArteGame Brasil (30) ArteGame Brasil (31) ArteGame Brasil (32) ArteGame Brasil (33)ArteGame Brasil (34)ArteGame Brasil (21)ArteGame Brasil (20)ArteGame Brasil (22)ArteGame Brasil (23)

[zee_container class=”green-sea” id=””]

CONCLUSÃO

[/zee_container]

[zee_divider size=”divider-default”]

Passei na exposição nas ultimas horas em que ela fica aqui em Natal e como estava na hora do almoço não encontrei o professor Roger, para me mostra alguns outros materiais digitais (imagens, músicas e vídeos relacionados ao tema) que creio estarem disponíveis em uma apresentação de slides.

Mais algumas informações podem ser lidas no artigo Brechando a exposição de Arte Game e mostra que jogos são arte de Lara Paiva que conversou com o professor Roger.

Anúncios

1 thought on “Exposição: ArteGame Brasil”

  1. Pingback: Cıvata

Os comentários estão encerrados.